O ensino remoto e o ensino à distância: entenda as diferenças

João Silva Coelho

Game designer especializada em documentação e design de narrativa com mais de 8 anos de experiência em startups e empreendedorismo.

o ensino remoto e o ensino à distância

O ensino remoto e o ensino à distância: entenda as diferenças

Compartilhe com 2 amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ensino remoto teve papel de suma importância na pandemia do COVID-19

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, alunos, professores e gestores de instituições de ensino foram obrigados a se adaptarem. A virtualização da educação foi, então, a solução encontrada para a continuidade das atividades de forma segura.

Essa mudança, porém, provocou dúvidas sobre as diferenças entre ensino remoto e ensino à distância (EAD). Muitos acreditam de forma equivocada que aulas remotas seguem os mesmos princípios de aulas EAD.

Para esclarecer melhor essas diferenças, confira abaixo o que cada uma dessas modalidades exige e propõe:

Ensino remoto

O ensino remoto, também chamado de ensino remoto emergencial, nada mais é que uma medida criada pelo MEC com o objetivo de cumprir o cronograma de aulas presenciais das instituições de ensino. As aulas são realizadas com o auxílio da tecnologia, mas orientadas pelos princípios da educação presencial.

Um dos grandes problemas da aprendizagem remota é a transmissão das aulas, pois, geralmente, costumam ser ao vivo. Todos devem estar conectados nos mesmos dias e horários das aulas presenciais. Porém, infelizmente, muitos alunos possuem uma velocidade de conexão limitada ou não têm acesso à internet. Sendo assim, esses estudantes acabam sendo afetados pelo novo conceito de aprendizado.

Outro desafio é a falta de ambiente virtual adaptado, sendo necessária a improvisação através de plataformas de videoconferência que não possuem um bom desempenho e aplicativos de mensagens.

Na educação remota, somente o professor é capaz de ajudar os alunos com as dúvidas e dar suporte se precisarem. Ele deve estar disponível diariamente. Alunos e professores interagem entre si com frequência, mas diferentemente do presencial, isso será feito através dos meios de comunicação à distância – e-mail, mensagem de áudio e textos ou durante as videoconferências.

Algo interessante em termos de avaliação no ensino remoto é a falta de padrão. Normalmente, ela é feita de forma contínua e mais centrada nas aulas. Os professores escolhem a melhor forma de avaliar seus alunos.

Quanto ao conteúdo das aulas, há uma liberdade em criá-lo e pode ser ajustado segundo a necessidade do estudante. Além disso, o cronograma é flexível e adaptado ao contexto atual.

Ensino à distância

O EAD é a modalidade de educação online mediada pela tecnologia, mas muito mais organizada e padronizada que a educação remota. É fácil encontrar diversas universidades que oferecem esse tipo de ensino.

Na educação à distância, geralmente, as aulas são gravadas. Decerto, isso é uma vantagem para o aluno que pode assisti-las quando desejar e repetir quantas vezes for necessário. Desse modo, algumas plataformas permitem o download dessas aulas.

Além dos alunos, os professores e tutores também podem adequar seus horários a quando for mais conveniente. Afinal, o suporte é feito de maneira atemporal através de videoconferências ou bate-papo dentro da própria plataforma.

Outro ponto do EAD é a existência de um ambiente virtual (AVA ou LMS) próprio para essa modalidade de ensino, pois há um investimento por parte da instituição. É possível incluir recursos como: podcasts, questionários, PDFs e vídeos. Isso permite um aprendizado bem dinâmico e mais atrativo.

Quanto às avaliações, pode haver a necessidade de um deslocamento até ao polo para realizá-las. Todavia, as atividades comuns podem ser feitas na própria plataforma.

Diferentemente do ensino remoto, os professores não têm a liberdade de adaptar o cronograma e conteúdos. Tudo deve ser preparado com antecedência e seguir um padrão adotado pela instituição de ensino. Nada é produzido de acordo com a necessidade do grupo.

Nesse ponto, o EAD é menos vantajoso que a educação remota. E por esse motivo, alguns alunos não se adaptam, pois essa prática não supre as deficiências que podem existir no trajeto da formação.

Gostou desse conteúdo? Continue nos seguindo para mais informações  relevantes relacionadas a educação!

Conhecimento além da informação

Informação relevante ao mercado e fragmentada através de diferentes canais, flexibilidade a aprendizagem através de dispositivos digitais.

Certificação USCS

Certificação de todos os cursos com credibilidade e tradição de uma das mais tradicionais instituições de ensino superior da Grande São Paulo.

OOB Club

Inscreva-se gratuitamente para receber conteúdo exclusivo e relevante além de descontos para diversos cursos.

Leia nosso blog

Explore dicas e aprendizado, conselhos de carreira. Desbloqueie novas oportunidades com uma leitura adequada a seus estudos.

Fale Conosco

Copyright © 2020. Out of Box | Selflearning