Cultivar contatos e ter uma rede vasta de conhecidos, na área profissional, é fundamental, principalmente em um mercado de trabalho tão competitivo.
O networking, termo do inglês que significa desenvolver relacionamentos vantajosos, com grupos de pessoas ou instituições para troca de informações e serviços, gera oportunidades maiores.
Através dele, chances de um novo emprego, parcerias e sociedades podem surgir, facilitando o alcance dos objetivos na carreira.
Essa rede de contato já começa nos ambientes de estudos. Porém, o ensino a distância tem ganhado espaço, com encontros presenciais menos frequentes.
No contexto de ensino digital que vivemos é possível fazer networking? A resposta é sim, caso saiba traçar algumas estratégias que vamos mostrar para você, através desses tópicos:
- Como fazer networking online
- Utilize as ferramentas digitais ao seu favor
- Participe de encontros
- Seja proativo e acerte na comunicação
Como fazer networking online?
Muita gente ainda acredita que contatos vantajosos só podem ser feitos presencialmente, que o networking é um benefício apenas para estudantes da modalidade presencial.
No entanto, estamos em constante transformação digital e, não só a forma de aprender mudou, mas também toda maneira de se relacionar e criar vínculos.
E a interação digital não é uma novidade. Já faz tempo que muitos relacionamentos invertem a lógica tradicional de contato prévio presencial. Afinal, amizades e até relações amorosas começam no ambiente digital.
Por isso, é possível sim fazer uma boa rede de contatos profissionais, mesmo estudando a distância. Para isso, basta utilizar algumas informações a seu favor. Veja nos próximos tópicos!
Utilizando as ferramentas digitais
No ensino remoto, as ferramentas digitais são fundamentais para o processo de aprendizagem. Elas serão ainda aliadas no networking. Isso devido a possibilidade de interação nas plataformas de ensino.
Nelas, é possível compartilhar links que atraiam os colegas, mas lembre de que você precisará compartilhar informações relevantes, para as finalidades do grupo.
Igualmente, participe com frequência de fóruns de discussão, grupos de estudos online e chats entre professores e alunos.
O compartilhamento de informações, nesses meios, pode proporcionar ótimos relacionamentos pessoais e profissionais.
Ademais, vocês podem acionar os contatos feitos, próximo aos seus interesses pelas redes sociais, que proporcionam trocas de parcerias e visualização dos projetos em que seu colega está engajado.
Um exemplo é o Linkedin, que funciona muito bem para essas interações.
Participe de encontros
Mesmo com o ensino a distância, sempre surgem eventos presenciais como seminários, palestras, aulas inaugurais ou atividades acadêmicas.
Geralmente, alunos e professores são apresentados nesses eventos, sendo uma excelente oportunidade de conhecer pessoas, conversar sobre os objetivos de carreira e ampliar os contatos profissionais.
Assim, faça o possível para estar presente nesses encontros, interaja e troque contatos.
Seja proativo e acerte na comunicação
Pessoas quando pensam em networking acabam associando a fazer novos vínculos, mas ter uma rede de contatos diz respeito também a realizar manutenção dos relacionamentos pessoais que você já possui.
Dessa forma, seja proativo com os colegas que você já tem. Tente participar o máximo, ainda que distante.
Você pode enviar mensagens em datas comemorativas bem como compartilhar assuntos interessantes e até se oferecer em ajudar com alguma demanda, como dúvidas em alguma matéria.
Estar mais próximo das pessoas vai ajudar a mostrar boas habilidades, gerar admiração e com certeza ser uma das opções ao surgir uma oportunidade. Afinal, como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”.
O ensino a distância ainda tem desmistificado muitas dúvidas. Estamos em transformação e esse é o momento da adaptação.
Ademais, vale ressaltar que nessa modalidade suas interações podem ser com colegas de qualquer parte do Brasil, gerando um universo de possibilidades maiores que o ensino presencial.
Portanto, use essas dicas para aprimorar sua rede de contatos, pois tanto no ensino presencial como a distância, o networking será um elo para o sucesso profissional e para sua visibilidade no mercado.
Anotou nossas dicas? Espero que essas informações ajudem seu crescimento. No nosso blog, você encontra outros artigos para te deixar atualizado. Até a próxima!