A cognição é conhecida como um processo pelo qual os indivíduos adquirem informações, recebidas através de estímulos dos diferentes sentidos.
Esses conhecimentos são internalizados por meio das experiências vividas e da aprendizagem.
Contudo, os aspectos cognitivos têm passado por uma evolução na atualidade, visto que as inovações tecnológicas assumiram uma função ativa nas configurações das estruturas cognitivas.
Hoje, a tecnologia facilita o aprendizado de atividades complexas, ajudando a intensificar o pensamento heterogêneo, transversal e interativo.
Mas de que forma isso ocorre? Como a tecnologia e a cognição estão ligadas? De que forma se completam?
Trouxemos, para esta leitura, informações que explicam essa relação e os benefícios proporcionados para o desenvolvimento cognitivo e tecnológico.
Acompanhe a leitura através dos seguintes tópicos:
- Tecnologia como aliada no desenvolvimento cognitivo
- A cognição também auxilia a tecnologia?
- Quais impactos dessa relação?
- O aprendizado no futuro
Como a tecnologia tem atuado no desenvolvimento cognitivo
A maioria das atividades humanas é mediada pelo uso de novas ferramentas tecnológicas. E essas ferramentas têm proporcionado maior desempenho cognitivo.
Isso pode ser observado principalmente no desempenho da aprendizagem no ambiente escolar, em que o uso de tecnologias diversas é capaz de melhorar habilidades imprescindíveis nesse processo.
A tecnologia tem a capacidade de ampliar a capacidade visual. Os recursos com imagens favorecem a construção de conceitos importantes no aprendizado.
Além disso, enriquece o raciocínio lógico, a capacidade de memória e a concentração nas tarefas.
Tudo isso aliado a melhora da capacidade de coordenação motora e estímulos de resposta rápida.
A cognição também auxilia a tecnologia?
Da mesma forma que a tecnologia tem auxiliado nos processos cognitivos, a cognição, por sua vez, têm transformado inovações tecnológicas.
Hoje, alguns softwares são desenvolvidos para agir de forma inteligente, com uma base cientifica construída através do processo cognitivo que nós humanos fazemos.
Inclusive, alguns filmes futurísticos tratam desse assunto, relacionado à capacidade de máquinas desempenharem as mesmas funções que os humanos, raciocinando e respondendo a estímulos.
Isso é ficção e sabemos que, para o mundo real, existem muitas limitações para que máquinas tenham as mesmas habilidades que pessoas.
No entanto, a tecnologia avançou ao ponto de criar a computação cognitiva, permitindo que máquinas e sistemas interpretem dados, colham informações e as identifiquem.
Um exemplo disso é a criação dos
chatbots. Eles são robôs que respondem perguntas em chats de corporações, combinando inteligência artificial e computação cognitiva.
A tendência é que essa tecnologia esteja cada vez mais presente na sociedade, pois ajuda automatizar atividades de diversos segmentos empresariais.
Quais impactos dessa relação?
Temos de um lado um processo da capacidade humana e do outro o produto da ciência, para criação de novas técnicas.
Com isso, impactos em toda a estrutura da sociedade são visíveis. Enquanto a tecnologia tem melhorado habilidades cognitivas, a cognição também tem contribuído para soluções tecnológicas.
Elas se auxiliam e se completam, na medida em que favorecem dando suporte ao trabalho humano, reduzindo a complexidade de tarefas e contribuindo para novas descobertas.
O aprendizado/tecnologia no futuro
Estamos vivendo uma realidade de aprendizado totalmente diferente de alguns anos atrás. O
ensino presencial está sendo completado pelo ensino online, com a utilização de novas tecnologias.
Recursos de vídeo bem como áudio, realidade virtual e aumentada e tantas outras formas de aprender deverão completar cada vez mais o processo de adquirir conhecimento.
Analogamente, a tecnologia deve ampliar os estudos para aumentar a capacidade da computação cognitiva, visto que seus resultados são positivos, diminuindo demandas de trabalho exaustivas.
Não podemos esquecer que esse tipo de tecnologia, há algum tempo, era vista como impossível, entretanto já são recursos utilizados naturalmente em nossa rotina.
A computação cognitiva será a base para resolução de sistemas de automatização, assim como a tecnologia será a base para melhorar a competência cognitiva.
O artigo te deixou curioso para se aprofundar mais sobre assuntos relacionados? Então veja outros posts no
nosso site.