A escola do futuro é o conceito que vem sendo muito discutido entre estudiosos da educação.
Devido à ampliação do acesso à internet e disseminação de informações, ocorreu uma mudança de comportamento frente às atualizações tecnológicas.
Por isso, a escola do futuro visa colocar o educando como protagonista do aprendizado. Além disso, desenvolver nele habilidades técnicas e socioemocionais que vão prepará-lo para a vida em sociedade.
Neste artigo, aprenda o que é e quais são as tendências e perspectivas da escola do futuro. Confira!
O que é a escola do futuro?
A educação durante muitos anos foi desenvolvida numa perspectiva tecnicista, na qual o objetivo era a formação de mão de obra para atender às demandas de mercado.
No entanto, na contemporaneidade o mercado de trabalho exige, para além da qualificação técnica, habilidades como o pensamento crítico e inteligência emocional.
É nesse contexto que surge a escola do futuro, movimento que analisa e discute os métodos de ensino, com o objetivo de adaptá-los à realidade contemporânea.
Por essa razão, é urgente pensar em um espaço educativo no qual os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem em parceria com o professor.
E para isso, os estudiosos em educação apontam que uma das principais mudanças na escola do futuro deve ser a disposição das carteiras em sala de aula.
Na escola do futuro, as carteiras devem ser organizadas em círculos, a fim de proporcionar mais interação entre alunos e professores, além de ampliar as discussões sobres os conteúdos.
Além disso, é necessária a reestruturação dos currículos. Deverão ser incluídas disciplinas que contemplem conteúdos que envolvem a sociedade contemporânea, como tecnologias e robótica.
Somado a isso, questões sociais como a preocupação com o meio ambiente, igualdade de gênero e estratégias para o consumo consciente também devem ser trabalhadas.
Nesse contexto, a escola do futuro contará com a aplicação de metodologias ativas e da tecnologia como principais ferramentas para tornar estudantes e professores protagonistas da aprendizagem.
Tendências para a escola do futuro
1- Liberdade de escolha das disciplinas
Os alunos vão poder escolher as disciplinas que desejam cursar, ampliando assim, o desenvolvimento de aptidões voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional.
As escolas deverão incluir no currículo disciplinas eletivas que atendam a essas demandas.
2- Desenvolvimento da inteligência emocional
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) determina, a partir de 2020, a inclusão obrigatória de disciplinas, bem como conteúdos e projetos que desenvolvam as habilidades socioemocionais.
Com isso, as escolas devem desenvolver o trabalho voltado para o desenvolvimento das relações intra e interpessoais como a resiliência, comunicação e bom convívio em sociedade.
3- Uso de metodologias ativas e da tecnologia
A escola do futuro precisa lançar mão do uso das metodologias ativas, a exemplo da gameficação, a fim de trazer para a sala de aula os conhecimentos que o mundo exigirá dos alunos na vida em sociedade.
Nesse cenário, a tecnologia figura como a grande aliada dos processos de interação no ensino-aprendizagem.
Perspectivas para a escola do futuro
Sem dúvida, a escola do futuro tem como principal perspectiva a formação de cidadãos críticos, atuantes e empenhados no seu crescimento pessoal e profissional.
É fundamental a elaboração de ações que aproximem a família da escola, para que ela também faça parte do processo de aprendizagem.
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