Quer saber quais as habilidades que as empresas mais valorizam nos profissionais que estudam no formato de Educação À Distância (EAD)? Confira este texto e destaque-as na hora da sua entrevista.
Por muito tempo, no Brasil, as pessoas acreditavam que ter uma formação do tipo EAD poderia ser mal vista pelas empresas. No início dessa modalidade, havia, sim, certo preconceito, mas isso foi derrubado à medida em que esses profissionais eram contratados.
Leia este artigo e saiba o que tem sido valorizado e por quais motivos.
Vamos discorrer sobre os tópicos:
Como o EAD se tornou uma modalidade valorizada no Brasil
Atualmente, as empresas e os recrutadores valorizam as habilidades daqueles que conseguem por conta própria organizar a sua rotina de estudo.
Isso acontece porque tem-se, cada vez mais, buscado profissionais independentes e que consigam identificar as necessidades da sua empresa e da sua atividade sem que alguém tenha que dizer isso. É o profissional autônomo que não apenas faz, ele observa e reflete.
Ressaltamos que esse “novo” pensamento das empresas, não elimina a hierarquia. Mesmo que o funcionário identifique algum problema ou sugestão de melhoria, é importante que isso seja comunicado.
As habilidades que os alunos de EAD desenvolvem
Os alunos de EAD precisam ter uma rotina bem estabelecida para que não acumule atividades, leituras, matérias etc.
Mesmo que inicialmente a pessoa tenha certa dificuldade em se organizar, essa habilidade será desenvolvida em algum momento. Abaixo, listaremos algumas outras que conseguem ser percebidas nesses alunos e que são valorizadas pelo mercado de trabalho.
- Autonomia: pelo fato de “fazer seu próprio horário”, o aluno sabe que existe uma pendência e que conclui-la depende absolutamente dele. Com isso, desenvolve-se a ideia de “fazer o que precisa ser feito” sem que haja uma cobrança externa.
- Organização: o aluno de EAD se torna uma pessoa organizada com os seus horários e isso é refletido em outros aspectos da vida. Ele passa a hierarquizar o que precisa ser feito e desenvolve a habilidade de organização e desenvolve também o seu senso de urgência.
- Disciplina: embora essa habilidade se relacione com as duas anteriores, é preciso destaca-la, porque sem ela pouca coisa acontece. Ela é ampla e torna aqueles que a tem disciplinados para qualquer atividade.
- Responsabilidade: fazer um curso EAD torna os alunos responsáveis, porque aquele curso pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego, para um estágio ou para uma melhoria de vida. O curso EAD exige responsabilidade com o valor investido, com o que precisa ser aprendido e consigo mesmo.
Seguramente, outras habilidades podem ser percebidas. Escolhemos essas, porque elas se relacionam diretamente com o mercado de trabalho e são observadas a partir do que os candidatos a uma vaga falam sobre a sua própria rotina.
Diante do exposto, se você tem alguma dúvida sobre a contratação de um aluno de EAD, saiba que essa modalidade não é para qualquer um. Aqueles que conseguem se organizar e ser dono da própria rotina desenvolve habilidades incríveis e que se tornam grande diferencial.