A criatividade e inovação são conceitos que estão em alta quando o assunto é ser o diferencial, seja uma pessoa ou uma empresa. Contudo, para transformar ideias geniais em produtos reais e tangíveis, é preciso certa prática e desenvolvimento de habilidades.
Pensando nisso, a Disney lança o curso Imagineering in a Box. Um projeto feito para desvendar o trabalho que os artistas, design e engenheiros realizam para criar um parque temático. Com esse conteúdo, os alunos podem se inspirar em desenvolver ideias criativas e inovadoras.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o conteúdo do curso? Então acompanhe o artigo!
Imagineering in a Box
O Imagineering in a Box é um curso desenvolvido pela Walt Disney Imagineering, este é o segmento de desenvolvimento da The Walt Disney Company, responsável pela criação e construção dos parques temáticos Disney em todo o mundo.
O projeto foi criado em conjunto com outros dois produtores de conteúdo educacional, a Pixar in a box, que consiste em um projeto que já ensina a matemática e a ciência por trás das produções da Pixar. Além dela, o Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos, que disponibiliza pela internet educação gratuita por meio de cursos.
O curso é disponibilizado no site da Khan Academy de forma gratuita. No total, os módulos contam com 32 vídeos que mostram os bastidores da criação dos parques temáticos. O conteúdo são casos reais da Disney Imagineering, e apresenta atividades voltadas para o ensino da ciência, tecnologia, artes e matemática.
A contribuição do curso para o desenvolvimento criativo e inovador dos alunos
Essa experiência visa ser ativa, utilizando o método studant driven projects, unindo os vídeos e exercícios a um projeto final. Com esse projeto final, os alunos terão uma ficha de personagem, um figurino, um projeto simples de estrutura física e uma estrutura de acionamento digital.
A intenção é apresentar aos alunos profissões que não são conhecidas por eles, e aprofunda-los na compreensão do processo do trabalho criativo. Essas aulas dão aos alunos a oportunidade de criar o seu próprio parque temático, utilizando a criatividade e inovação. A faixa etária recomendada é dos 11 aos 18 anos, ou seja, abarcando estudantes desde o ensino fundamental até o médio.
John Snoddy, executivo de estúdio de pesquisa e desenvolvimento da Walt Disney Imagineering afirma que “este programa ensina alunos curiosos e esperamos que inspire a próxima geração de Disney Imagineers, mostrando-lhes o que é possível quando há trabalho colaborativo entre os envolvidos em engenharia e arte’’.
Para Josh Gorin, executivo de desenvolvimento criativo da Walt Disney Imagineering, independente da profissão que os jovens possam vir a escolher, a experiência prática que o curso possibilita, é de extremo valor. Ele ainda afirma que “aplicando conceitos de arte e engenharia a desafios de design, como pode ser visto em exemplos da vida real de parques globais da Disney, é realmente transformador”,
Aplicação em sala de aula
O curso é divido em 3 aulas, que duram cerca de 2 horas. Estas são distribuídas com:
- foco em arte e design
- foco em arte e matemática
- foco em arte e engenharia
Assim, é possível encontrar abordagens em diversas áreas, desde um tutorial sobre software de engenharia, como o CAD, até um exercício interativo no qual você é convidado a coletar itens ao seu redor para criar algo novo.
As aulas podem ser feitas por conta própria, acessando a página do Khan Academy, onde cada atividade é separada em pequenos blocos. Ou pode ser executada por um professor em sala de aula.
O curso é particularmente interessante para os professores de artes, humanidades, matemática e ciências. Assim, no módulo do curso é disponibilizado o Guia do Professor, um material que serve para direcionar a aplicação em sala de aula do Imagineering in a Box. Dessa forma, pode ser utilizado como um projeto complementar de aprendizado da turma.