Se você tem curiosidade para saber como convencer alguém a fazer algo que você queira, o livro Ganhar de Lavada pode lhe dar um panorama realmente interessante sobre esse assunto.
Neste livro, o autor usa as eleições de 2016, que levaram Donald Trump à presidência dos EUA, para falar sobre persuasão e como ela foi aplicada nesta situação política.
Para saber mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo e entenda como foi possível que essa vitória acontecesse, mesmo indo contra o que as pesquisas e a mídia demonstravam.
Quem é o autor deste livro?
O escritor Scott Adams é um americano nascido na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Formou-se na Faculdade de Economia de Hartwick e exerceu a profissão por quase 20 anos.
Depois de ter trabalhado no mundo coorporativo durante tanto tempo, resolveu embarcar em uma nova experiência. Foi aí que Adams começou a desenhar tirinhas de quadrinhos.
Após ter os seus desenhos recusados por várias empresas, a United Media lhe deu a oportunidade de apresentar os personagens Dilbert e Dogbert para o mundo.
Os dois personagens fizeram com que o cartunista fosse reconhecido internacionalmente e a inspiração foi retirada dos anos em que ele trabalhou no Banco Crocker e na Pacific Bell.
Foi através de suas histórias, contando o cotidiano do seu trabalho como economista que ele ganhou fama e muito dinheiro. Após isso, outros livros vieram. Entre eles o Ganhar de Lavada.
A persuasão sob uma visão política
No ano de 2016, Scott Adams fazia o acompanhamento das eleições para a presidência dos Estados Unidos. A análise de tudo o que acontecia era relatada em um blog do autor.
Sem tomar o lado de qualquer partido político e indo contra o que dizia a imprensa e as pesquisas, Scott lançou ao mundo a profecia que definia Trump como o mais novo presidente.
Foi a partir desse acontecimento inesperado que ele resolveu escrever o livro Ganhar de Lavada – Persuasão em um mundo onde os fatos não importam. Nele, o autor resume a estratégia utilizada por Donald Trump nas eleições.
Em sua observação sobre o desenrolar das eleições americanas, o cartunista começou a enxergar como o atual presidente era o mestre da persuasão. E, ao olhar por este ângulo, não foi difícil prever o resultado.
No decorrer do livro, Scott Adams escreve: “Desde o dia em que Trump anunciou sua candidatura, seu maior desafio de persuasão foi o fato de que as pessoas literalmente não conseguiam imaginá-lo como presidente”.
E para quem acha que a obra se resume apenas a traçar o perfil estrategista do candidato durante a sua campanha à presidência, está redondamente enganado.
O livro é utilizado como veículo para falar sobre persuasão, tendo a política como pano de fundo, mas o autor não se prendeu apenas a este panorama. A comunicação persuasiva é explicada em inúmeras situações.
Ganhar de Lavada e a comunicação persuasiva
Em seu livro, Ganhar de Lavada, Scott Adams utiliza alguns conceitos como “filtros da realidade”, “dois filmes passando na mesma tela” e “viés de confirmação e dissonância cognitiva em massa”.
Enquanto ele discorre sobre os acontecimentos daquela eleição, vai introduzindo cada um desses pontos, ao mesmo tempo em que dá dicas de como utilizá-los na prática.
Usando o seu bom humor e uma linguagem leve e envolvente, a leitura vai seguindo seu ritmo de forma bastante agradável. Além disso, ensina às pessoas comuns como entender e ser alguém mais persuasivo.
Na verdade, com esta obra, Scott Adams consegue dissipar um pouco a densidade do tema e trata a persuasão como algo que está bem mais próximo da nossa realidade do que realmente pensamos.
A comunicação persuasiva não é usada apenas por grandes e conhecidas personalidades. Nós somos atingidos por ela o tempo todo, mas não conseguimos enxergá-la com tanta clareza.