A importância da comunicação não verbal para uma liderança organizacional eficiente

João Silva Coelho

Game designer especializada em documentação e design de narrativa com mais de 8 anos de experiência em startups e empreendedorismo.

comunicação não verbal

A importância da comunicação não verbal para uma liderança organizacional eficiente

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O ato de se comunicar, em sua essência, não parece tão complicado. Mas, quando é aplicado à liderança de uma equipe, também é preciso saber se expressar através da comunicação não verbal.

A linguagem oral não é a única forma de o líder interagir com sua equipe e, boa parte da nossa comunicação é feita por meio de gestos, expressões faciais e até pelo tom da nossa voz.

Se você quer entender mais sobre esse tipo de comunicação, continue a leitura deste texto. Nos tópicos abaixo vamos falar mais sobre como uma boa comunicação pode contribuir para o desempenho da sua equipe.

 

Entendendo a comunicação verbal e não verbal

Entendemos a comunicação, muitas vezes, como o ato de falar ou escrever algo. Mas, na verdade, esse é apenas um dos métodos utilizados para nos comunicar, conhecido como comunicação verbal.

Porém, existem outras formas que nem sempre são percebidas por nós. Elas incluem gestos, nossas expressões do rosto ou a tonalidade usada na voz quando falamos alguma coisa.

As mensagens que são passadas utilizando o corpo podem acontecer de forma involuntária ou intencional. Cada uma dessas expressões e comportamentos pode configurar um tipo de comunicação não verbal.

 

A comunicação não verbal na liderança

Um bom líder deve saber, antes de tudo, se comunicar com eficiência e fazer com que sua equipe entenda com clareza quais são os objetivos a serem alcançados.

É através da comunicação que o líder consegue motivar o time e, assim, eles começam a agir voluntariamente para desenvolver o que é esperado deles. Com a equipe motivada, o nível de produção fica mais expressivo.

Para conseguir esse objetivo, o líder precisa passar credibilidade, confiança, empatia, tudo isso por meio da sua comunicação. E a forma como usa o corpo pode ajudar ou atrapalhar.

Além do fator motivação, a comunicação não verbal ajuda a amenizar os momentos de insegurança causados por crises e mudanças. E também consegue transmitir a sensação de inclusão para membros da equipe.

Mas, da mesma forma que ajuda, esse tipo de comunicação pode causar ruídos ou efeitos negativos nos colaboradores. Dependendo da linguagem corporal, pode até evidenciar mentiras.

 

Tipos de comunicação não verbal

Em nossas atividades cotidianas, nos comunicamos de forma tão instintiva e automática que não prestamos atenção em gestos que representam um tipo de comunicação não verbal.

Porém, quando falamos em liderança de equipes, essa comunicação específica não deve ser feita sem que o líder esteja consciente disso. Pois, ela pode interferir seriamente na qualidade do trabalho que será desempenhado.

Neste caso, existem alguns tipos de comunicação não verbal que podem ser utilizados em momentos pontuais. Eles podem ajudar a potencializar determinados resultados.

Quando utilizamos sons que não fazem parte da nossa língua, por exemplo, estamos utilizando a Paralinguagem. Já quando usamos o toque (quando há abertura para isso) nos comunicamos pela Tacêsica.

A comunicação Proxêmica acontece quando se utiliza o espaço físico para passar alguma mensagem. Seja com relação à proximidade física com a outra pessoa ou ao ambiente ao seu redor.

Já a comunicação Cinésica acontece quando utilizamos o nosso corpo, seja em gestos com os braços, curvatura dos ombros ou expressões faciais que deixem claros nossos sentimentos.

Por fim, nossas características físicas também influenciam nas mensagens passadas através de uma comunicação não verbal. Ela pode ser feita através de roupas, acessórios, entre outros.

 

Como o líder se comunica com a equipe

A forma como o líder se comunica com sua equipe tem um reflexo bastante expressivo no nível de desempenho alcançado pelos colaboradores. Por isso, também deve ser feita de forma estratégica.

Ao utilizá-la corretamente o time pode se sentir mais motivado e que realmente faz parte das decisões da empresa. Sem contar que também ficam com o sentimento de que o líder está ali, trabalhando junto com eles.

 

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