Esteja atento às armadilhadas da modalidade EAD. Neste texto, além de explicitá-las, vamos te ajudar a não cair nelas.
Fazer um curso na modalidade EAD é uma ótima opção para aquelas pessoas que não possuem muito tempo disponível e/ou para quem não pode pagar um curso presencial (sim, de forma geral EAD costuma ser mais barata.).
Caso você já seja um estudante de EAD ou está iniciando agora a sua jornada, este texto é para você.
Leia-o e saiba como não se autossabotar.
As armadilhas comuns para alunos EAD
Especificamos que quando falamos dessas armadilhas para os alunos de cursos EAD é sobre as escolhas que podem influenciar negativamente no desempenho do curso online.
Dito isso, destacamos que algumas dessas armadilhas são:
- Não especificar os dias e os horários de estudo (quando as aulas não são ao vivo, no caso).
- Postergar os estudos para fazer atividades não planejadas (ex.: sair com os amigos de última hora).
- Não estabelecer metas de leitura, datas para entrega de atividades e afins.
- Falta de compromisso com o curso escolhido.
Selecionadas essas armadilhas (que consideramos ser as principais), listaremos, a seguir, como você pode driblá-las.
Alunos de EAD: como não cair em armadilhas
Baseado no tópico anterior, aqui você conhecerá algumas dicas que serão valiosas se colocadas em prática.
- Não deixe para estudar “quando der”. Estabeleça dias e horários e divulgue essa informação para as pessoas que moram com você. Informá-los é um alerta de que eles precisam respeitar o seu momento.
- Se não foi informado com antecedência, não pode entrar no seu dia. Isso parece taxativo, mas você precisa honrar o seu compromisso com os seus estudos. Se surgir algum convite em cima da hora e que atrapalhe o seu planejamento, não hesite em dizer que não pode ir. Seu planejamento é com você e para você.
- Os prazos informados pelos professores não precisam ser necessariamente o seu prazo. Aliás, considerar o prazo que o professor estabelece pode fazer com que você faça a atividade na véspera (ou no dia). Encontre um tempo e faça leituras e exercícios antecipadamente.
- Por que você escolheu o curso? Qual o seu objetivo com ele? O que você pretende alcançar? Para onde esse curso te levará?
Esses são alguns dos questionamentos que devem sempre estar presentes na sua rotina. Saber os motivos que te levaram a fazer a sua matricula e o que você pretende alcançar para além de um diploma ou de um certificado é o principal item motivador para você não se distanciar do seu objetivo.
Aproveite a jornada e desenvolva habilidades
Entendemos que ser dono do próprio destino é complicado. De forma geral, esperamos que outras pessoas determinem qual horário vamos acordar e dormir, qual horário do ônibus, horário de almoço, horário de entrar e de sair do trabalho etc.
Mas ser dono do seu horário, faz com que você estabeleça suas próprias metas no momento que você funciona melhor. Um curso online, por exemplo, permite que você estude na madrugada, se você considerar que esse é o melhor para você.
Aproveite a liberdade que os cursos online proporcionam, assuma a sua agenda, se organize e, certamente, você desenvolverá habilidades como: organização, reponsabilidade, autoconfiança etc.