Há um tempo, os estudantes têm aderido às aulas online aos poucos, mas com muitos questionamentos sobre sua efetividade no aprendizado.
Contudo, devido à pandemia causada pelo novo Corona vírus, confiando ou não no ensino remoto, essa foi a única opção viável de continuar adquirindo conhecimentos.
Por isso, estamos desde março com medidas restritivas, aulas presenciais suspensas e adotando vídeo aulas nas práticas de ensino.
Nesse contexto emergencial em migrar totalmente do presencial para o online, surge a pergunta: as aulas online podem diminuir o aprendizado do aluno?
Você ainda tem essa dúvida? Então acompanhe os tópicos que trouxemos neste post, para sanar as incertezas sobre a efetividade no aprendizado online.
Neste texto você vai encontrar:
- Como acontece o processo de aprendizado
- Aprendizado presencial x Aprendizado online
- Esse é apenas um formato emergencial?
- O aprendizado é menor nas aulas online?
Como acontece o processo de aprendizado?
Entender como funciona a aprendizagem não é algo tão simples, passamos por diversas etapas, desde nascidos até a vida adulta.
Diferentes teorias estudam esse processo a partir de várias perspectivas, mas no geral, o conceito de aprendizagem diz respeito à aquisição de valores, conhecimentos e habilidades de maneira contínua.
Não vamos nos aprofundar em todas as teorias, essa não é nossa finalidade aqui. Vamos apenas contextualizar a discussão do aprendizado online.
Para isso, vamos tomar como base a neuropsicologia, que explica o processo de aprendizagem através de cinco partes. São elas a sensação, a percepção, a formação de imagens, a simbolização e a conceituação.
Dessa forma, a primeira etapa do aprendizado está focada nos sentidos, sejam eles visão, audição, olfato ou paladar. Depois que temos a percepção, formamos imagens e associamos com outros conceitos.
Esse é um processo cognitivo que envolve a resposta adequada aos estímulos, os quais são recebidos no ambiente que o individuo está inserido.
Aprendizado presencial x Aprendizado online
Se o aprendizado consiste em adquirir conhecimentos através de estímulos, esse processo é diferente no ambiente presencial e no online? Inegavelmente, sim. O processo é dado de forma distinta.
Enquanto no ensino presencial é possível trabalhar habilidades de convivência, a comunicação multifocal, empatia e a troca de informações instantâneas, no ensino online o foco é a autonomia, proatividade, motivação e gerenciamento de tempo.
Ainda que sejam modelos de ensino-aprendizagem diferentes, as duas modalidades proporcionam o estímulo cognitivo para aquisição de conhecimentos.
Ensino online: modelo emergencial?
O modelo de aprendizagem
self learning (autoaprendizagem, autônoma) no ambiente digital, mostrou-se uma solução para o cenário que a sociedade vive hoje.
Entretanto, apesar das dúvidas levantadas, o caminho nessa trilha
já vinha se mostrando crescente, tendo mais adeptos dessa metodologia.
Isso, porque as ferramentas online no aprendizado atendem necessidades sociais e econômicas, alcançando muitas pessoas que não teriam tempo para deslocamento dentro da rotina, nem condições financeiras com aulas presenciais.
Além do mais, as ferramentas
self learning proporcionam autossuficiência, priorizando a aprendizagem na atividade cognitiva.
Um estudo feito pela
Global Learner Survey, com uma abrangente pesquisa de opinião dos estudantes, mostrou que a mentalidade voltada para controle sobre como estudar, tem sido cada vez mais valorizada para acompanhar rápidas mudanças no mercado.
Na pesquisa, 75% dos brasileiros concordaram que o individuo é o principal responsável pelo aprendizado.
Conforme os dados, os próprios estudantes têm mostrado aptidão para uma aprendizagem mais responsiva, flexível e atualizada.
O aprendizado é menor nas aulas online?
O aprendizado online cria situações para ativar processos cognitivos complexos, como o pensamento mais reflexivo.
Portanto, o aprendizado não é menor, na verdade outras estratégias serão potencializadas.
Vale lembrar que essas estratégias desenvolvem habilidades comportamentais, que estão sendo cada vez mais exigidas no mercado de trabalho contemporâneo, as chamadas
soft skills.
Quer aproveitar e aprimorar essas habilidades, com uma metodologia de ensino online que vai além do EAD tradicional? Então clica
aqui. A Out Of Box tem os melhores cursos online para o mercado de comunicação.
Estamos esperando por você!