Saiba como fazer network mesmo fazendo um curso EAD. Afinal, quando falamos de mercado de trabalho sabemos como isso é importante.
Uma das principais resistências quando se pensa no curso EAD é na teoria de que não será possível conhecer pessoas novas e, então, não será possível criar novas redes de contato profissional.
Neste texto, vamos mostrar que essa afirmação está equivocada. Apresentaremos, também, como você pode criar network com os seus colegas de turma e até mesmo expandir essa rede.
Afinal, o que é network?
Embora “network” seja um nome comum e muito usado, vemos a necessidade de descrevê-lo. Afinal, o que é network?
Network é um termo em inglês em que “net” seria rede e “work” trabalho. A palavra significa a formação de uma rede de contatos profissionais que podem se ajudar compartilhando conhecimentos, ideias e, até mesmo, indicando pessoas da sua rede para vagas de emprego.
De forma geral, a indicação para um emprego é a principal motivação para a formação dessa rede.
Como criar network no curso EAD?
Geralmente, as redes de contato profissional (network) se formam a partir da interação de pessoas com a mesma profissão, colegas de faculdade, de colégio, colegas de trabalho etc.
E aí surge essa dúvida para os alunos de EAD: como vou fazer network se não tenho contato com os meus colegas? Aqui vão algumas soluções para esse problema:
- Interaja nos ambientes da plataforma onde os seus colegas possam ver o seu nome e a sua foto.
- Faça comentários coerentes durante a aula ou nos fóruns e chats.
- Procure pelos seus colegas em redes profissionais, como o LinkedIn.
- Busque por grupos criados pela instituição de ensino
Sugestões para a instituição incentivar network
Se a sua instituição de ensino não tem a prática de criar grupos em aplicativos de conversa ou em redes sociais, a fim de se conectar com as pessoas da sua turma e com os professores, você pode sugerir que isso seja criado.
Essa é uma prática que costuma ser comum entre as instituições de curso EAD, mas caso isso não aconteça, sugira!
A sugestão pode ser bem vista e mostra que você deseja trocar conhecimento, ideais e interagir com quem está buscando o mesmo ou algo similar a você.
Como expandir a rede de contatos profissionais
É importante que você se conecte com as pessoas que você estuda e trabalha, mas não fique preso a elas. Para expandir a sua rede, pesquise sobre os profissionais que são referências na sua área, veja o que eles estão fazendo, quais cursos e palestras estão frequentando etc.
Uma outra dica que você pode colocar em prática é a de buscar por profissionais no Linkedin.
Essa rede tem crescido constantemente entre os profissionais brasileiros e além de você conhecer novas pessoas para adicioná-las a sua network, você pode seguir as empresas que você mais admira e se conectar aos profissionais que já trabalham nela.
Quando for enviar um convite de conexão, crie a boa prática de se apresentar. Esse primeiro contato é um ótimo ponto de partida para se, em algum momento, você precisar de algum auxílio.