Ganhar de Lavada, de Scott Adams

João Silva Coelho

Game designer especializada em documentação e design de narrativa com mais de 8 anos de experiência em startups e empreendedorismo.

Ganhar de lavada

Ganhar de Lavada, de Scott Adams

Compartilhe com 2 amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você tem curiosidade para saber como convencer alguém a fazer algo que você queira, o livro Ganhar de Lavada pode lhe dar um panorama realmente interessante sobre esse assunto.

Neste livro, o autor usa as eleições de 2016, que levaram Donald Trump à presidência dos EUA, para falar sobre persuasão e como ela foi aplicada nesta situação política.

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo e entenda como foi possível que essa vitória acontecesse, mesmo indo contra o que as pesquisas e a mídia demonstravam.

 

Quem é o autor deste livro?

O escritor Scott Adams é um americano nascido na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Formou-se na Faculdade de Economia de Hartwick e exerceu a profissão por quase 20 anos.

Depois de ter trabalhado no mundo coorporativo durante tanto tempo, resolveu embarcar em uma nova experiência. Foi aí que Adams começou a desenhar tirinhas de quadrinhos.

Após ter os seus desenhos recusados por várias empresas, a United Media lhe deu a oportunidade de apresentar os personagens Dilbert e Dogbert para o mundo.

Os dois personagens fizeram com que o cartunista fosse reconhecido internacionalmente e a inspiração foi retirada dos anos em que ele trabalhou no Banco Crocker e na Pacific Bell.

Foi através de suas histórias, contando o cotidiano do seu trabalho como economista que ele ganhou fama e muito dinheiro. Após isso, outros livros vieram. Entre eles o Ganhar de Lavada.

 

A persuasão sob uma visão política

No ano de 2016, Scott Adams fazia o acompanhamento das eleições para a presidência dos Estados Unidos. A análise de tudo o que acontecia era relatada em um blog do autor.

Sem tomar o lado de qualquer partido político e indo contra o que dizia a imprensa e as pesquisas, Scott lançou ao mundo a profecia que definia Trump como o mais novo presidente.

Foi a partir desse acontecimento inesperado que ele resolveu escrever o livro Ganhar de Lavada – Persuasão em um mundo onde os fatos não importam. Nele, o autor resume a estratégia utilizada por Donald Trump nas eleições.

Em sua observação sobre o desenrolar das eleições americanas, o cartunista começou a enxergar como o atual presidente era o mestre da persuasão. E, ao olhar por este ângulo, não foi difícil prever o resultado.

No decorrer do livro, Scott Adams escreve: “Desde o dia em que Trump anunciou sua candidatura, seu maior desafio de persuasão foi o fato de que as pessoas literalmente não conseguiam imaginá-lo como presidente”.

E para quem acha que a obra se resume apenas a traçar o perfil estrategista do candidato durante a sua campanha à presidência, está redondamente enganado.

O livro é utilizado como veículo para falar sobre persuasão, tendo a política como pano de fundo, mas o autor não se prendeu apenas a este panorama. A comunicação persuasiva é explicada em inúmeras situações.

 

Ganhar de Lavada e a comunicação persuasiva

Em seu livro, Ganhar de Lavada, Scott Adams utiliza alguns conceitos como “filtros da realidade”, “dois filmes passando na mesma tela” e “viés de confirmação e dissonância cognitiva em massa”.

Enquanto ele discorre sobre os acontecimentos daquela eleição, vai introduzindo cada um desses pontos, ao mesmo tempo em que dá dicas de como utilizá-los na prática.

Usando o seu bom humor e uma linguagem leve e envolvente, a leitura vai seguindo seu ritmo de forma bastante agradável. Além disso, ensina às pessoas comuns como entender e ser alguém mais persuasivo.

Na verdade, com esta obra, Scott Adams consegue dissipar um pouco a densidade do tema e trata a persuasão como algo que está bem mais próximo da nossa realidade do que realmente pensamos.

A comunicação persuasiva não é usada apenas por grandes e conhecidas personalidades. Nós somos atingidos por ela o tempo todo, mas não conseguimos enxergá-la com tanta clareza.

Aprenda qualquer coisa

Estude onde estiver, através de qualquer dispositivo. Basta apenas uma conexão com a internet.

Certificados pela USCS

Certificação com a credibilidade e tradição de uma das maiores instituições de ensino da Grande São Paulo.

Novidades e Descontos

Quer fazer um curso com Certificado da USCS e ainda pode ganhar um descontão?

Leia nosso blog

Explore dicas e aprendizado, conselhos de carreira. Desbloqueie novas oportunidades com uma leitura adequada a seus estudos.

Fale Conosco

Copyright © 2020. Out of Box | Selflearning