Jornalismo online, credibilidade e fake news

João Silva Coelho

Game designer especializada em documentação e design de narrativa com mais de 8 anos de experiência em startups e empreendedorismo.

jornalismo online e credibilidade

Jornalismo online, credibilidade e fake news

Compartilhe com 2 amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o uso cada vez mais frequente da internet, o papel do jornalismo online em nossas vidas cresceu a ponto do substituir alguns meios de comunicação tradicionais. Uma das consequências da evolução tecnológica.

Mas, se por um lado facilitou o acesso à informação e a disseminação de notícias, por outro também causa problemas sérios. Eles estão relacionados à veracidade dessas informações.

Para que você entenda mais como ocorre o processo de estruturação das notícias nesse tipo de jornalismo, acompanhe este artigo. Vamos falar mais sobre o assunto nos tópicos abaixo.

 

A evolução do jornalismo online

Quando a internet finalmente passou a ser utilizada popularmente e foi verificado que seria um meio promissor para o jornalismo, a tendência foi seguir o padrão que já era usado no jornal impresso.

Assim, a mesma notícia que saía nas páginas de papel, seria apenas reproduzida nas páginas virtuais. Portanto, o papel do jornalista não sofreu grandes modificações.

Com o avanço das ferramentas, os meios de comunicação entenderam que poderiam modificar a forma como a informação era repassada ao leitor. Foi aí que surgiram textos originais, direcionados para o jornalismo online.

A criação de novos recursos possibilitou uma conectividade instantânea entre assuntos afins e uma maior interação do leitor com a plataforma de notícias. Inclusive, podendo também produzir o seu próprio conteúdo.

 

A credibilidade jornalística e o seu papel social

A divulgação de informações já vem sendo utilizada há muito tempo pelos meios de comunicação de massa. Principalmente como uma forma de influenciarem a sociedade em pautas específicas que devem ser discutidas.

Claro que, esses assuntos colocados em evidência tinham o objetivo de chamar a atenção da sociedade para discussões do seu interesse. E exerciam tanto um fator social, como relacionado à audiência da notícia.

Nesse contexto, surgiram os gatekeepers. Eles nada mais eram do que jornalistas que decidiam o que deveria ser divulgado ou não, em qualquer um dos meios de comunicação.

Com o surgimento do jornalismo online, o ambiente virtual em que a notícia era divulgada ganhou mais flexibilidade na publicação de conteúdo. Por isso, hoje esta função não é mais necessária para notícias de internet.

Entretanto, por mais que o acesso à informação tenha sido facilitado, esse processo ampliou a divulgação das tão faladas fake news. Esse tipo de notícia pode causar problemas sérios em vários aspectos da sociedade.

Essa mudança comunicacional fez com que a credibilidade do meio fosse questionada muitas vezes. Consequentemente, o leitor se sente confuso ao avaliar se há veracidade ou não no fato que foi divulgado.

Não há um motivo específico para a utilização de notícias falsas. Elas podem ter um objetivo político, mercadológico, econômico ou até mesmo como forma de prejudicar a imagem de alguém que está em evidência.

 

A ética no jornalismo

Assuntos que chamam a atenção da sociedade geralmente são abordados pela mídia. Mas ela também tem o poder de interferir na forma como o público deve pensar naquele assunto.

O ciberjornalismo abriu espaço para que os meios de comunicação começassem a dialogar com o seu público. Não basta apenas lançar a informação e deixar o resto com o leitor.

Porém, esse novo relacionamento entre veículo de informação e leitor, foi um campo promissor para a divulgação de uma realidade deturpada. Assim, o público tem se tornado um alvo cada vez mais fácil das fake news.

Atualmente, devido à proporção desse movimento nas mídias, diversas campanhas vêm sendo levadas à população. Nesse sentido, ela é a mais prejudicada, já que a informação verídica é um direito da sociedade.

Já era dever do jornalista checar a fonte de todas as informações utilizadas na composição de uma notícia. Agora, com o jornalismo online, este trabalho é ainda mais necessário.

Esse poder pode ser utilizado para educar a população e conscientizá-la. Com a evolução desse tipo de notícia, o leitor também deve confirmar a veracidade daquela informação antes de divulgá-la para mais pessoas.

 

 

 

 

 

 

Aprenda qualquer coisa

Estude onde estiver, através de qualquer dispositivo. Basta apenas uma conexão com a internet.

Certificados pela USCS

Certificação com a credibilidade e tradição de uma das maiores instituições de ensino da Grande São Paulo.

Novidades e Descontos

Quer fazer um curso com Certificado da USCS e ainda pode ganhar um descontão?

Leia nosso blog

Explore dicas e aprendizado, conselhos de carreira. Desbloqueie novas oportunidades com uma leitura adequada a seus estudos.

Fale Conosco

Copyright © 2020. Out of Box | Selflearning