As transformações tecnológicas influenciaram todo o nosso comportamento. Consumimos informações em novas mídias, compramos a distância e utilizamos diversas ferramentas digitais para otimizar outros processos durante o dia.
Tais avanços mudaram, inclusive, nossa forma de aprender, que está muito mais voltada para o ambiente digital, devido a flexibilidade que esse universo proporciona.
Embora enfrente alguns preconceitos, o ensino a distância ganhou muito mais espaço por estar próximo da rotina e da realidade financeira dos estudantes.
Esse crescimento foi tão significativo, que ainda existem questionamentos se, no futuro, essa será a única forma de aprendizado.
Contudo, tanto o ensino presencial como a distância têm vantagens diferentes e propõem o desenvolvimento de habilidades distintas.
Pensando nisso, já há um caminho que aproveita o que ambas as metodologias oferecem de melhor: o blend learning.
O termo não é tão conhecido, mas tem se tornado cada vez mais popular como modelo na educação.
Acompanhe o artigo para entender como o blend learning funciona. Veja o que vamos abordar:
- O que é blend learning
- Aprendizagem síncrona e assíncrona
- Principais modelos de blend learning
- Quais vantagens o blend learning proporciona
O que é blend learning
O termo em inglês significa literalmente “aprendizagem combinada”. O blend learning, ensino híbrido ou semipresencial tem a proposta de combinar práticas pedagógicas da modalidade presencial e a distância.
Dessa maneira, o ensino híbrido consegue reunir vantagens de ambas as modalidades, proporcionando uma experiência mais completa para alunos e professores.
No entanto, vale lembrar que, nesse tipo de aprendizagem, não se trata apenas de incrementar a educação com ferramentas digitais. Isso não torna de fato o ensino híbrido.
A proposta precisa estar alinhada às duas modalidades, combinando a construção de conhecimento em momentos individuais e coletivos, estudo online e off-line, debates, produções presenciais e a distância.
Aprendizagem síncrona e assíncrona
Falar em ensino híbrido diz respeito a duas possibilidades de aprendizado: síncrona e assíncrona.
Na aprendizagem síncrona, professores e alunos precisam estar no ambiente simultaneamente, seja esse ambiente digital ou presencial.
Assim, alunos e professores podem aproveitar debates e trocar experiências sobre os assuntos abordados.
Enquanto isso, no aprendizado assíncrono os assuntos podem ser acessados sem a necessidade da entrada dos envolvidos no mesmo momento. O que proporciona flexibilidade em estudar dentro do seu tempo.
Principais modelos de blend learning
O ensino híbrido pode ser executado em diferentes modelos ou combinando alguns deles. Os principais são:
- Rotação por estação: os estudantes nesse modelo podem rotacionar, em grupo, por estações diferentes de ensino com horários definidos, em que pelo menos uma delas é online.
- Rotação individual: muito parecido com o modelo anterior, porém aqui o estudante não precisa passar por todas as estações, apenas nas que fazem sentido para sua aprendizagem, de forma individual.
- Laboratório rotacional: funciona da mesma maneira que a rotação por estação, porém as aulas online acontecem apenas em um lugar determinado, geralmente um laboratório.
- Sala de aula invertida: esse modelo inverte a lógica das aulas clássicas. Nele, o aluno estuda o conteúdo previamente em casa e utiliza a sala de aula para discussões, atividades práticas e execução de projetos.
- A la carte: permite flexibilidade maior sobre os horários, proporcionando cursos não presenciais combinados com aulas presenciais.
- Virtual enriquecido: o curso mantém o foco maior nas aulas online, tendo poucos encontros com o tutor presencialmente.
Vantagens do ensino híbrido
A partir das características que vimos, o blend learning tem o benefício de proporcionar um aprendizado mais flexível com ferramentas digitais, sem desprezar as vantagens da interação presencial.
Para os professores, permite a redução de custos, ensino com recursos variados, que garantem melhor fixação de conteúdo e maior engajamento.
Portanto, essa modalidade de ensino desenvolve autonomia nos alunos e torna percepção do professor mais clara, em relação às dificuldades e facilidades que cada aluno possui.
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